Designers ganham guia feminista, inclusivo, antirracista e não binário

Extra Bold, livro assinado por Ellen Lupton, autora norte-americana de referência em livros sobre design, e um time diverso de colaboradôries reúne conteúdos de teoria, história e prática profissional para direcionar atuação e formação inclusiva e diversa de designers gráficos.

Páginas internas do livro.

Escrito de forma colaborativa por um time diverso de autôries, Extra Bold aborda questões práticas, históricas e conceituais do mercado de design relacionadas à inclusão e ao respeito à diversidade. Meio livro e meio gibi, zine, manifesto e guia de sobrevivência, o novo título é repleto de vozes e histórias que não aparecem em outros livros de referência sobre carreiras ou compêndios de design.

“Que esta crise acabe com todas as nossas falsas suposições e nos obrigue a explorar novos terrenos”

Dra. Aisha Ahmad

Extra Bold começa com ensaios que conectam o design ao feminismo, ao antirracismo, à inclusão de pessoas com deficiência e ao pensamento não binário. Histórias resumidas abrem o cânone do design a pessoas e práticas negligenciadas. Entrevistas, tipos de letra e projetos criados por dezenas de colaboradôries apresentam múltiplos pontos de vista, moldados por diferentes capacidades, identidades de gênero e origens raciais e étnicas. Útil e instrutivo, Extra Bold explora as estruturas de poder e como transitar por elas. Entrevistas apresentam pessoas em diferentes estágios de suas carreiras, e esboços biográficos revelam a vida e a obra de figuras criativas marginalizadas pelo sexismo, pelo racismo, pelo capacitismo e por outros sistemas de exclusão. As ilustrações de Jennifer Tobias trazem calor e profundidade narrativa a cada capítulo.

Como surgiu o livro

A ideia de fazer este livro brotou em março de 2018, quando Farah Kafei e Valentina Vergara organizaram uma exposição sobre mulheres designers no Pratt Institute, no Brooklyn. Kafei e Vergara, que estavam no último ano do curso, ficavam frustradas pelo fato de sua educação no Pratt usar principalmente homens brancos como referência, embora no instituto houvesse diversidade étnica e racial e a maioria dos alunos de design da escola fossem mulheres.

Páginas internas do livro.

Na noite de abertura de sua exposição, Kafei e Vergara organizaram um painel de discussão, convidando vários designers para falar sobre suas experiências no setor. O auditório estava lotado de pessoas que tinham vindo de toda a cidade e de outros lugares. Na rodada de perguntas, os designers se levantavam e falavam sobre suas esperanças e preocupações enquanto mulheres, imigrantes e transgêneros que estavam iniciando suas carreiras como profissionais de criação. Eles queriam ferramentas para construir uma prática de design sustentável e inclusiva.

Inspirada pela energia da sala, Ellen Lupton se aproximou de Kafei e Vergara e propôs trabalharem juntas em um livro. Extra Bold lançou suas raízes naquela noite e foi crescendo cada vez mais. Com o tempo, um time de autores veio se juntar. Jennifer Tobias, artista e pesquisadora, criou dezenas de ilustrações para o livro e escreveu sobre temas que variam de política corporativa à vida de designers marginalizados. Leslie Xia, diretore de arte em Nova York com graduação pelo MICA (Maryland Institute College of Art), trouxe sua expertise como designer de raça não branca, queer e sem conformidade de gênero. Kaleena Sales, professora da Tennessee State University, escreveu sobre o ensino para designers negros e explorou conceitos teóricos sobre racismo estrutural e equidade no design. Josh A. Halstead, designer, educador e defensor das pessoas com deficiência, contribuiu com ensaios sobre design e acessibilidade. Kafei e Vergara entrevistaram designers, compartilharam suas descobertas como jovens mulheres que estão ingressando na profissão e ofereceram avaliações críticas constantes sobre a estrutura do livro, sua voz e estilo visual. Lupton usou sua experiência editorial para produzir o livro de entrevistas, ensaios, projetos, cronologias, tipos de letra e outros materiais vindos de dezenas de colaboradores.

ISBN: 9786588280706 Dimensões: 16 x 23 x 2 cm Páginas: 220
Capa: Brochura
R$ 149,00

Sobre os autôries

Retrato de Ellen Lupton

Ellen Lupton é designer gráfica, professora e curadora de design contemporâneo no Cooper-Hewitt National Design Museum em Nova York. Autora de Pensar com tipos e O design como storytelling, também publicados pela Olhares.

Jennifer Tobias é professora universitária e ilustradora; Josh A. Halstead é ativista do design para pessoas com deficiência; Kaleena Sales é ilustradora e professora de design; Kaleena Sales, Farah Kafei, Leslie Xia e Valentina Vergara são designers.