A arte e arquitetura sempre andaram de mãos dadas, afinal a primeira é o resultado da hibridação de outras artes. Engana-se quem pensa que a aura da arte morreu no século passado. Nos últimos 20 anos, muitos movimentos bacana surgiram. Sem dúvidas o Urban Sketcher é um deles.

A origem do Urban Sketcher
O Urban Sketcher é um coletivo de desenhos sem fins lucrativos, que foi fundado pelo jornalista espanhol Gabriel Campanario em 2006, ou seja, muito antes do Instagram, Flickr e outras redes sociais voltadas só para imagens surgirem. A ideia era reunir pessoas em um movimento para ver a cidade com outros olhos e desenhá-la com as próprias mãos.
Se duas pessoas estiverem um mesmo lugar, e tirarem fotos ao mesmo tempo, podem obter imagens muito semelhantes. No entanto se essas mesmas pessoas estiverem desenhando, vão obter resultados completamente diferentes.
A principal proposta do Urban Sketcher é levar um grupo de pessoas, geralmente composto por desenhistas amadores e entusiastas a um determinado ponto urbano e deixar que elas desenhem livremente. Diferentemente do Expressionismo ou Rococó esse movimento não tem uma cara só, muito pelo contrário: o Urban Sketcher se orgulha por ser multifacetado.
Fonte: GRAFITTI
As personagens do Usk

Gabriel Campanario
Em 2018 na cidade do Porto no encontro anual, Gabriel Campanario fundador do Urban Sketching deu uma belíssima entrevista ao jornalista Luís Octávio Costa do jornal o Público

Stephanie Bower
Trabalhou como arquiteta licenciada na cidade de Nova York antes de gravitar para ilustração arquitetônica profissional e design conceitual. Ela ensinou como fazer esboços de localização arquitetônica por mais de vinte e cinco anos na cidade de Nova York na Parsons e em Seattle na Universidade de Washington e Cornish College of the Arts. Ela viaja e ensina oficinas de perspectiva e aquarela internacionalmente, incluindo em seis simpósios de Urban Sketchers.

Eduardo Bajzek
“Como toda criança, adorava desenhar. No meu caso havia um forte incentivo – meu pai, que gostava de fazer desenhos em papel carbono para cada um dos 3 filhos colorirem após o jantar.(…) Entrei na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie, em 1993, e desde então tudo o que eu faço está relacionado a esse campo. Até hoje, já realizei mais de 1.600 ilustrações arquitetônicas. Mas meu envolvimento com o desenho felizmente não se restringiu as pranchetas. Em 2008 descobri o Sketchcrawl e o Urban Sketchers, ambos canais on-line de compartilhamento de desenhos feitos ‘on site’. Tais blogs vieram a se tornar grande comunidades mundiais de apaixonados por desenho”.

E o Urban Sketchers no Brasil?
Em 2011, através da iniciativa de Eduardo Bajzek, João Pinheiro e Juliana Russo, o Urban Sketchers ganhou uma versão nacional oficial. Desde então, esse grupo vem crescendo e reunindo um numero cada vez maior de entusiasmados desenhistas, em diversas cidades brasileiras como São Paulo, Salvador, Rio de Janeiro, São Luís, Curitiba, Goiânia, Natal, Fortaleza, Brasilia, Vitória, Belo Horizonte, Aracajú, Araraquara, Santo André, Florianópolis, Maringá, São Carlos, Porto Alegre, etc.
AQUI você acessa a página oficial do USK Brasil.
Desde 2016 foram efetuados encontros nacionais nas cidade de Curitiba/PR; São Paulo/SP; Salvador/BA; Ouro Preto/MG e por último na cidade do Rio de Janeiro/RJ em 2022
A olhares este presente no Rio de Janeiro e elaboramos um vídeo de 1 dia de evento:
Como posso desenhar com eles?
Tem grupos de USK em mais de 60 cidades no Brasil.
Os encontros são de fim de semana na rua e ocorrem no mínimo uma vez por mês. É grátis, aberto a todos e a todas as idades, é democrático é pura diversão alegria e muito desenho!
Pesquisa no perfil do instagram: https://www.instagram.com/urban_sketchers_brasil/